Regressão é uma técnica terapêutica em que o terapeuta acessa o inconsciente, do paciente, buscando as primeiras manifestações que deram origem a traumas emocionais, fobias e instabilidades emocionais, na intenção de saná-las, alcançando um maior equilíbrio tanto dentro de si como em seus relacionamentos.
No consultório do Dr. Marco Natali, se utilizam dois métodos de regressão, a Regressão Consciente (através do método Conscientização e Catarse), e a Regressão por Hipnose (Através dos métodos de hipnose da M. E. Foundation de Phoenix no Arizona).
Esses dois métodos tem sido exaustivamente testados pelo Dr. Marco Natali e foram apresentados aos seus alunos de Pós-Graduação na Cadeira de Programação Neurolinguística em inúmeras Faculdades e Universidades brasileiras, entre outras: Centro de Ensino Superior de São Carlos, FURB (Universidade Regional de Blumenau), ISCA (Instituto Superior de Ciências Aplicadas de Limeira), etc..
Precauções a serem tomadas na Regressão
Na escolha do terapeuta e do método:
Não confie num terapeuta que não tenha habilidade suficiente, e um currículo profissional que comprove isso. Lembre-se que quanto mais ampla for sua formação melhor, pois terá a seu dispor, maiores recursos.
Procure alguém que tenha cultura geral, isso é muito importante para que com esse detalhe, consiga ter uma maior acção para verificar a veracidade dos fenómenos e dos relatos que se apresenta.
Cuidado com a Curiosidade:
Jamais concorde em fazer uma regressão por mera curiosidade. Algumas vezes os factos revividos numa regressão são perturbadores e seja como for, de relevância emocional, o que desaconselha transformá-los apenas num passatempo excitante.
Não tenha pressa em obter resultados, o ideal é que proceda a regressões etárias, antes de tentar regressões a outras vidas.
Não acredite que só vale a pena fazer uma regressão se estiver a passar por um problema grave (seja de saúde física ou psicológica). Você não precisa de estar doente, talvez a regressão possa lhe ser útil, para alcançar um maior sentido de vida, uma sensação de plenitude, para aumentar a sua segurança ou a sua auto confiança.
Se você está a passar por sofrimentos psíquicos, procure recorrer ao auxílio de um terapeuta, para determinar as suas origens nesta vida, antes de fazer uma regressão a vidas passadas.
Tenha paciência, nem sempre as imagens de vidas passadas aparecem para todas as pessoas, e é muito raro que surja na primeira sessão.
Existem bons motivos para que a natureza humana não tenha permitido a lembrança de vidas passadas a todas as pessoas, sem o recurso de um processo terapêutico, pode ser que seja preciso harmonizar esta vida antes de tentar conhecer algo das vidas anteriores.
Evite tomar qualquer medicação e não ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem cada sessão.
Será a Regressão a Vidas Passadas fruto da imaginação ou realidade.
Existem pessoas místicas que acreditam que através da regressão, chega-se a vidas passadas. E também outras, com mentes mais científicas que têm explicações diferentes para o fenómeno.
É claro que existem inúmeras questões e igual número de respostas, tanto do lado dos místicos ou religiosos, quanto dos racionais e científicos.
A Regressão a Vivências Passadas é obtida através de um processo que leva o indivíduo a atingir um nível de concentração mental, diferente do usual, proporcionando regredir no tempo e no espaço e, experimentando ou lembrando-se de situações específicas. Para melhor entender a Regressão a Vivências Passadas temos uma prova real.
O primeiro livro best-seller sobre o assunto, que fez muito sucesso no Brasil, é dos anos cinquenta, chamado "O Caso de Bridey Murphy", de Morey Berstein, que era um hipnólogo, do Colorado, Estados Unidos. Ele relata o caso de uma dona-de-casa que estava ser submetida a sessões de hipnose, pelo autor, para pesquisar até que idade as lembranças seriam resgatadas através da regressão. Durante o processo, para surpresa do hipnólogo, ela regrediu espontaneamente a uma vida na Irlanda, um século atrás, revelando inúmeros detalhes sobre essa existência, que depois foi pesquisada profundamente no próprio local, encontrando-se provas dos relatos fornecidos.
Citando este caso, temos a primeira afirmação dos que crêem em vidas passadas: Como saber tantos detalhes, sem ter estado lá, sem ter realmente vivido e conhecido as pessoas e situações relatadas? E como, também as pessoas que não acreditam em reencarnação, ao serem submetidas a este tipo de terapia, se vêem noutras vidas, com muita emoção e, várias vezes obtém provas concretas de factos vivenciados?
Os cientistas dizem que este facto pode advir da memória genética, ou seja, assim como trazemos características físicas, biológicas, psicológicas, também trazemos a memória dos nossos antepassados, e de suas experiências, vidas, emoções, que são lembradas durante as regressões.
Alguns religiosos afirmam que a reencarnação tem por objectivo, o crescimento espiritual, a aprendizagem e, até isso ocorrer, viveremos situações semelhantes em diversas vidas. No entanto, quando alguém enfrenta um problema (seja em qualquer nível, material, físico, emocional) e vivencia uma situação onde encontra-se a origem do mesmo, este, o problema, em geral, desaparece, pois o indivíduo aprende a sua lição durante a regressão.
Os cépticos dizem que, as coisas que nos perturbam podem ser fruto de tensões ou emoções reprimidas e, quando imaginamos situações semelhantes, realizamos uma catarse, liberando a emoção que origina a cura.
Os cientistas acreditam que a pessoa que conduz a regressão, o terapeuta, pode influenciar o paciente, fazendo-o acreditar em outras vidas, conduzindo a sua imaginação. Os místicos porém, contestam tal afirmativa, pois a regressão se dá, muitas vezes espontaneamente, até durante um processo simples de hipnose com outro objectivo, como por exemplo, melhorar a eficiência nos estudos. E, de repente, a pessoa começa a vivenciar experiências passadas.
Cada um defende o seu ponto de vista, porém, numa coisa todos concordam, até mesmo os terapeutas que utilizam a técnica sem acreditar em reencarnação: a terapia funciona de um forma extraordinariamente eficiente e rápida.
Há uma história de Sidarta, o Buda, que tentava mostrar aos seus discípulos o valor da descoberta da Iluminação, do conhecimento interior e ficava bastante aborrecido quando lhe faziam perguntas do tipo:
Qual a origem do Homem?
Para onde ele vai? etc.
Ele, então, contava uma parábola: "Uma vez, um nobre guerreiro foi atingido por uma flecha, durante uma batalha, e estava muito mal, quando foi socorrido e tentaram lhe extrair a flecha. O guerreiro disse que tinha algumas perguntas a fazer antes disso. Queria saber quem havia lhe atingido; a que casta pertencia; se esse homem tinha filhos; onde morava... Fez tantas perguntas que acabou por morrer."
O importante, concluímos, é que a terapia de regressão é eficiente em vários casos. Não precisamos nos deter em demasia em como funciona o processo, se são reais ou imaginárias as vivências. O que importa, na verdade, é o resultado positivo desse tipo de auxílio que nos foi oportunizado conhecer e utilizar, seja por espíritos evoluídos, seja por DEUS, ou por avanços da ciência na descoberta dos mecanismos da mente.
Sem comentários:
Enviar um comentário