Feche os olhos e recorde-se da última vez em que fez algo de que tenha verdadeiramente gostado, como por exemplo um agradável passeio pelo parque, uma ida à praia, etc. Recorde esses momentos o mais pormenorizadamente possível. Lembra-se dos cheiros, sons ou sensações? Agora abra os olhos. O que acaba de experimentar é uma forma de hipnose muito suave. A hipnose é um estado alterado de consciência, semelhante ao “transe”, durante o qual o indivíduo sente um profundo relaxamento físico e emocional. O estado de transe hipnótico é um estado de concentração profunda e absoluta, em que o paciente foca toda a sua atenção no que lhe é dito, mantendo-se sempre consciente, nunca perdendo a sua compostura nem fazendo nada contra a sua vontade.
Situações em que a Hipnoterapia pode ajudar:
Problemas de Auto-Confianca/Auto-Estima
Ansiedade e Stress
Depressão
Medos e Fobias
Ataques de Pânico
Consumo de Tabaco
Controlo de Peso
Anorexia/Bulimia
Sofrimento/Pesar
Sentimento de Culpa
Vencer o Trauma
Insónia
Gravidez e Parto sem Dor
Sindroma de Intestino Irritável
Preparação para Exames
Dor de Cabeça
Melhoria na Prática de Desporto
Hábitos e Vícios
Resposta: Através de estudos recentes, concluiu-se que o ser humano entra num estado psicologicamente idêntico ao da hipnose, aproximadamente cada noventa minutos. Isto pode acontecer quando você dá por si a “sonhar” acordado, a ler um livro ou mesmo antes de adormecer.
Pergunta: O que se sente quando se é hipnotizado?
Resposta: A maioria dos pacientes diz sentir uma maravilhosa sensação de relaxamento físico e mental. Outros descrevem essa sensação como sendo inspiradora e de realização total.
Pergunta: Existe perda de controlo por parte do paciente durante o estado hipnótico?
Resposta: NÃO. Ninguém o pode hipnotizar contra a sua vontade, assim como você não pode ser forçado a fazer ou dizer algo que não queira. Você tem a liberdade de rejeitar quaisquer sugestões a qualquer momento, durante a sessão.
Pergunta: Existe a possibilidade de ficar preso no estado de transe?
Resposta: NÃO. Todos nós entramos e saímos em estado de transe várias vezes por dia. O máximo que poderia acontecer, seria você adormecer e acordar sentindo-se extremamente relaxado.
Pergunta: Lembrar-me-ei de tudo o que se passou durante o transe?
Resposta: SIM. A maior parte das pessoas fica surpreendida pelo facto de se lembrar do que aconteceu durante a consulta. Lembre-se que o transe hipnótico é somente um estado de consciência alterado, durante o qual você está sempre consciente relativamente a tudo o que se passa e que é dito.
Pergunta: De quantas sessões de hipnoterapia necessitarei?
Resposta: O trabalho com o subconsciente é um processo poderoso que geralmente surte efeitos a curto prazo. Na generalidade, os pacientes sentem algumas mudanças num curto espaço de tempo. Podem sentir-se mudanças positivas depois de uma ou duas sessões, todavia a situação pode variar de pessoa para pessoa.
Pergunta: A hipnoterapia não é perigosa?
Resposta: Quando praticada por um hipnoterapeuta profissional, devidamente qualificado, a hipnoterapia é uma “ferramenta” potente e segura, livre de quaisquer efeitos nefastos ou desagradáveis.
Pergunta: A hipnoterapia substitui a medicina convencional?
Resposta: Definitivamente não! A hipnoterapia não substitui a medicina convencional em nenhuma circunstância! Se você tem algum problema de saúde, é imperativo que consulte o seu médico, informando o seu hipnoterapeuta sobre alguma medicação que lhe possa ter sido prescrita, assim como sobre alguma doença que possa ter sido diagnosticada.
Pergunta: Como devo escolher um hipnoterapeuta?
Resposta: Certifique-se sempre que escolhe um hipnoterapeuta que seja profissionalmente qualificado. Igualmente importantes são a personalidade e carácter do mesmo. Você deve confiar e sentir-se à vontade com um profissional com quem poderá ter de discutir assuntos muito pessoais e sensíveis.
Pergunta: As sessões de hipnoterapia são todas confidenciais?
Resposta: SIM. Nenhuma informação será fornecida a quem quer que seja sem autorização prévia dada pelo cliente, excepto nos casos previstos na lei do país em questão.
"Estes são os pacientes que realmente podem ser ajudados com a hipnose", disse.
O Dr. Wicks diz que a técnica pode fazer mais do que apenas aliviar a dor."Podemos também usar a hipnose para distorcer o conceito de tempo, de modo que em vez de sentirem que estão lá por três ou quatro horas, parece ser apenas meia hora. Então eles toleram e enfrentam melhor o procedimento", disse.Wicks afirma que as crianças, como um grupo, são muito boas com a hipnose. "Nós nos fazemos valer de sua habilidade natural de usar a imaginação, de fantasiar e de 'dissociar', que significa sentir como se estivessem longe em outro lugar em sua mentes, e fazendo algo que gostam de fazer.
Em um tratamento psicológico comum, o paciente apenas fala e, gradualmente depois de inúmeras sessões, a pessoa vai se aproximando daquilo que a incomoda. Já na hipnose clínica, muitas vezes, o paciente encara os seus problemas logo na primeira sessão, pois tem a oportunidade de vivenciá-los desde o primeiro instante. A escolha de um ou outro tratamento é uma decisão pessoal que provavelmente trará os mesmos benefícios as paciente. A diferença talvez, fique por conta do caminho tomado e do seu tempo de percurso.
HIPNOSE INTEGRATIVA CONDICIONATIVA & RELAXAMENTO INTEGRATIVO CONDICIONATIVO (Hipnose clínica )
QUE CONDICIONA POSITIVAMENTE PARA UM APROVEITAMENTO MELHOR DA VIDA E TODAS AS SUAS OPORTUNIDADES.
Caracterizado por um profundo relaxamento onde o cliente mantém a lucidez e se mostra altamente receptivo às sugestões, aos novos condicionamentos. É um estado de baixa actividade psíquica e orgânica que aumenta a capacidade de concentração facilitando a execução de determinadas actividades orgânicas internas e externas. Aumentando e melhorando o trabalho das células, glândulas, órgãos e dos sistemas: físicos, mentais, emocionais e espirituais. Favorecendo uma recuperação mais rápida e mais eficiente. Diminuindo os factores que intensificam os desequilíbrios e os incómodos. Optimiza e maximiza os resultados em qualquer tratamento. A sua acção induz a um relaxamento, um estado de paz que, em níveis profundos, tranquiliza e reeduca o ritmo orgânico, produzindo saúde.
TORNE-SE: CALMO, TRANQUILO, SERENO E HARMONIOSO
Como seres humanos, somos induzidos e condicionados desde o momento de nosso nascimento, assumimos a capacidade de psicossomatização e crescemos sob a influência do meio ambiente em que vivemos. Factos que certamente influenciam no comportamento humano. Por outro lado a avalanche de informações que chegam pelos veículos de comunicação, numa exploração do sensacionalismo, os mídia tem-se aproveitado disso para ampliar de forma inconsequente, o sexo, a violência, medo, insegurança na população, utilizando-se de ferramentas indutoras, na forma de desenhos animados, filmes, telejornais, novelas, etc.... e, cada vez mais a população tende a conviver com a ansiedade, stresse e depressão.
Porque de repente perdemos a motivação por algo ou alguém como: namorada, esposa ou marido, trabalho e outros? Motivação significa dar um motivo que leve a uma acção. Esta acção é motivada por sentimentos que levam o indivíduo a sentir-se bem, ou até mesmo uma neutralidade, como cumprir uma formalidade ou regra da boa educação. Para sentir-se bem, de alguma forma é necessário que a acção leve a uma sensação de prazer. Prazer esse que pode "ser mantido, aumentado ou buscado. É importante fazermos uma retrospectiva das situações vividas e averiguar cuidadosamente o que deixamos de prestar atenção, bem como buscar no novo, algo que nos motive.
Lendo esta página você mostra que é uma pessoa especial, porque busca conhecimentos e aprimoramento pessoal, para activar a sua vida.
É necessário reencontrar a sua auto-motivação, o seu entusiasmo natural, a sua força interna, para poder dar, um novo significado a sua vida. Bons motivos e estímulos, em nível, físico, emocional, intelectual e espiritual.
A convite do meu amigo, prezo-me de dizer que faço uma singela homenagem a quem, nas suas horas livres, se dedica ao aprofundamento das suas curiosidades técnicas e culturais, constantemente desenvolvidas, mesmo nas horas mortas da noite, em que, por hábito profissional, vai descortinando os segredos dos assuntos da sua paixão!
ResponderEliminarE vai dando asas à sua vontade de colher a notoriedade social que ambiciona para si, no veículo cultural do auto-didacta!
Mostra que sabe usar os recursos informativos, que qualquer pessoa interessada pode deter, para se enriquecer culturalmente, dando corpo ao dito de Pessoa, de que tudo vale a pena se a alma não é pequena!
Encontrou a tal alma de artista que se engrandece, por vezes a si mesmo, para que os outros nele depositem atenção! O esforço exige-se mais a quem nasceu em lugares pequenos, por vezes de vistas curtas, transmitindo a sensação, aos lutadores, de que tudo é mais difícil para obter reconhecimentos, num mundo em que os elitismos sócio-profissionais bairristas das classes altas do burgo, acomodadas nos estatutos de importância das famílias, de condutas preguiçosas dominantes, asfixiam o esforço dos que lutam com entusiasmo, pela vontade de saber mais e subir, com isso, aos lugares cimeiros da sociedade!
Daqui o permanente estigma da alma de artista, na Póvoa, ou em qualquer lugar..., sincronizados com os amigos do saber, ou filósofos!
José Macedo de Barros;
(auto-didacta em sociologia política)