Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A minha opinião conhecimento e sabedoria sobre a hipnose 13

Regressão de Idade! 3

Terapeutas podem pressupor que a regressão de idade acontecerá com comentários como: "Quando você estiver voltado no tempo com a idade de sete anos, você ficará interessado em ver coisas que você pode relembrar sobre a sua sala de aula, quem está sentando do seu lado direito, se as carteiras têm pés de metal fixados no chão ou não...".
"Quanto mais depressa você se torna consciente da sensação de mergulhar no passado, mais você focaliza a sua atenção naquilo que parece mais interessante ou relevante..."
"Enquanto a sua mente inconsciente começa a seleccionar o melhor momento para a sua mente consciente tornar-se consciente das mudanças do tempo, você pode simplesmente tornar-se absorvido na sensação do movimento da respiração através do seu corpo...
"Duplos vínculos podem ser feitas sugestões como "Você pode lembrar de um certo sentimento de quando você era um menino pequeno, mas talvez, em vez disto, coisas virão para si através de uma imagem".
É desejável ligar o tempo dos verbos enquanto o indivíduo está imergindo na regressão. Exemplo: "Lembre como aquele quintal parecia", "olhe ao redor do quintal agora", "lembre o cheiro da cozinha da sua mãe novamente". Note que os comandos e as sugestões não devem ser escolhidos fortuitamente, mas seleccionados para captar a experiência actual do cliente em transe. Ache qual é a experiência pergunte ao cliente sobre ele durante a hipnose ou através dos sinais de sim e não.
Outros comentários que ajudam o cliente a se sentir mais envolvido na regressão são: "E enquanto esta experiência se torna mais e mais vívida" e "...você pode ir em frente e mesmo começar a misturar a distinção entre o que era na época e o que é agora", e "...aquele ar de confiança que você tinha então, você pode ter agora, aqui, tão breve ou tão demorado quanto for confortável para você".
Yapko (1990), para aliciar a regressão de idade, menciona frases fazendo pontes entre o afectivo e o somático, como "...a primeira vez que você teve aquele sentimento / sensação / experiência...".
Desorientações temporais são mencionadas como outra estratégia para facilitar regressões, enquanto as progressões de idade são guias subsequentes para a regressão. Yapko sente que essas estratégias capacitam o cliente a ficar mais distante emocionalmente das experiências negativas do passado, as quais permitem à pessoa cessar mais facilmente memórias e experiências e usá-las mais construtivamente na terapia.
Com o uso de frases dissociativas, muitas vezes é bom encorajar o sujeito hipnótico a experienciar duas coisas diferentes ao mesmo tempo, com o terapeuta oferecendo uma oportunidade única de usar o consciente e o inconsciente em frases dissociativas que ajudarão ao paciente na regressão de idade, além de levar com ele recursos valiosos do presente que podem permitir experiências serem trabalhadas novamente. Por exemplo: "A sua mente inconsciente pode voltar para aquela memória de grande dor da sua infância da qual falávamos, enquanto a sua mente consciente volta no tempo com o seu intelecto, para que você possa usá-lo de uma forma mais útil, para realmente ajudá-lo muito mais agora naquela primeira experiência, para que você possa se tranquilizar, entendendo tudo de um modo mais útil, talvez menos pessoa, um modo que permita a você, finalmente, ser capaz de falar que tudo está resolvido".
Em essência, o formato consciente e inconsciente nas frases dissociativas oferece uma oportunidade imediata para o terapeuta encorajar a combinação do uso de recursos do presente e do passado de modo a promover mudanças psicológicas.
Metáforas e exemplos naturalísticos. Nós encontramos o método de uso de uma "metáfora envolvente" para ser utilizada com a regressão de idade. Isto se refere ao começo de um tipo de uma história exacta, alinhada em conjunção com o que a pessoa está relembrando, e o uso da metáfora a ser introduzida, para ajudar a modificar a experiência regressiva do cliente, para que ela seja, no máximo, terapêutica.
Um exemplo poderia ser uma metáfora que fala de segurança. Por exemplo, um cliente que está reexperienciando uma dor muito intensa ou um stressante aspecto do seu passado, pode ser convidado a imaginar que ele está vendo o evento como se estivesse a passar na televisão através do videocassete ou DVD. Esta é a nossa adaptação de uma intervenção clínica comum, onde o cliente traumatizado parece ver o transe ocorrido como num filme. Nós gostamos muito mais dessa adaptação porque ela prepara o cliente com o seu próprio controle.
E a qualquer momento o vídeo pode ser desligado, adiantado, rebobinado ou pausado.
Os indivíduos podem construir livrarias e vídeos dentro de suas cabeças usando esta metáfora, com sessões para auto-ajuda, ou talvez filmes de comédia, ou talvez com salas para editar ou uma para restos.
Todas essas palavras podem ser espalhadas através das sessões de hipnose para organizar a atenção do cliente ao redor das suas próprias habilidades para editar, ajudar a si mesmo, ou acrescentar alívios cómicos para memórias e experiências perturbadoras. Outro modo de produzir alguma segurança e distância é a pessoa ter a visão da experiência como se estivesse a olhar através do vidro, como uma comunicação à sua disposição. É essencial que o cliente sinta-se capaz de mexer no tom da experiência de regressão de idade antes de fazer este tipo de trabalho hipnótico. O sentimento de controle de mexer no tom da experiência da dor, permite um contexto seguro, no qual a cura acontece. Muitas pessoas não querem relembrar experiências negativas porque a dor que é esperada é muito grande. Demonstrando para os clientes que eles podem controlar os seus desconfortos, as resistências inconscientes são destruídas, atenuando assim as repressões. Nós costumamos a trabalhar com pequenos traumas primeiro para que o cliente pratique com essas estratégias e controlar sentimentos de experiências internas, e assim poder trabalhar com situações mais desafiadoras.Um outro modo de usar histórias na psicoterapia é levar as pessoas para as suas próprias histórias do passado, através da descrição de experiências universais. Erickson usava aliciar regressões de idade através da indução de falar das primeiras aprendizagens, como a tão conhecida indução do ABC.
Esta famosa indução orienta as pessoas para os seus primeiros anos de escola, quando elas estão aprendendo a escrever as letras do alfabeto. Esta indução traça o desenvolvimento próprio do senso de competência, começando com as experiências iniciais de dúvida da própria habilidade, para já ter aprendido todas as letras, e terminando com o mistério da capacidade. O que realmente fazem as histórias deste tipo mágicas é a ênfase nas revivificações sensoriais.Erickson era mestre em evocar regressões através de exemplos tirados do dia a dia da vida que são comuns para muitas pessoas, e ainda único para certo período da vida. Um exemplo do trabalho desse tipo é encorajar o cliente no transe a olhar os sapatos do pai e notar como eles parecem grandes e como os do cliente parecem pequenos em comparação. Em vez de sugestões directas, a pessoa volta para o seu quinto ano de vida através de sugestões indirectas e se coloca numa situação particular. Primeiramente a pessoa começa a participar, e ele ou ela é regredida inevitavelmente para a idade desejada: se você olha para os sapatos do pai e parecem imensos para si, aí você deve estar como uma criança pequena.
Esta metodologia parece vaga para a mente consciente, mas é efectiva na linguagem para o inconsciente.Símbolos de regressão de idade que podem ser usados para aliciar o fenómeno que envolve muitos dos mesmos mecanismos que são falados no capítulo que se fala sobre a progressão de idade. Eles incluem: relógio de mão, velhos jornais com as suas manchetes, relógio digital movendo rapidamente para trás, uma máquina segura do tempo que você pode ir para trás, páginas do calendário, etc.
Símbolos podem também ser usados para ancorar um afecto desejável na regressão de idade. Por exemplo, se numa infância cheia de memórias negativas, somente uma memória positiva é jogada como uma bolinha de gude no chão, e jogando-a numa caixa de sapatos, então a pessoa que se sente vazia e não amada, ou infeliz, pode manter uma dupla de bolinhas de gude na sua bolsa durante todo o tempo, para tocá-la ou olhá-la sempre que uma necessidade emocional balançá-la.
Modelos de regressão
Então, permita que a mente inconsciente comece a orientar-se para o tempo passado, em direcção àquele acontecimento, aprofundando-se para trás, através do tempo, até chegar àquele acontecimento. E pode parecer que você está revivendo aquela experiência novamente, pensando e sentindo como você pensou e sentir naquele momento.
Permita que a sua mente inconsciente leve-o para trás, até aquele momento... e quando você estiver lá, fala um sinal de sim... diga-me, onde você está e o que está acontecendo.Imagine que você tem diante de si o livro do tempo. E nas páginas deste livro você pode encontrar fotografias que mostra toda a sua vida. E quando você abre o livro você vê uma figura actual de si mesmo. Passe a página de um ano atrás, e veja a fotografia de você lá... e você pode estar lá novamente, agora, sentindo as coisas que você sentiu então, tendo os conhecimentos que você tinha naquela época.
Se você desejar, pode continuar virando as páginas, indo mais e mais para o fundo, em direcção ao passado, sabendo que você é capaz de parar a qualquer pondo que você perceba que é importante explorar e conhecer melhor e mais profundamente. Vá assim, virando as páginas, até chegar ao acontecimento que originou...Você vai encontrar-se, pensando, fazendo, sentindo e se comportando como uma criança de um modo mesmo infantil. Como, será esse modo não importa o que você está a fazer, você vai experimentar , exactamente como você era quando tinha esses anos. Temporariamente, você vai se esquecer do seu jeito actual de pensar, agir, sentir, e se comportar do jeito que você se comportava naqueles momentos, até me ouvir dizer essas palavras: logo você vai se sentir a crescer novamente.
Você é jovem e cada vez mais jovem, e o seu corpo é pequeno, bem pequeno, cada vez menor, os seus braços e as suas pernas são pequenos, cada vez menores, e o seu corpo todo parece cada vez menor. O quarto onde você se encontra parece enorme quando você olha ao redor...É comum nas pessoas que vivem um estado especial da mente demonstrarem de algum jeito, de alguma maneira, e as suas experiências, o que elas estão sentindo em cada momento, as várias sensações e sentimentos enquanto estão num estado especial. Você voltou no passado e tem agora menos esses anos, e está num estado de transe bem profundo.
Daqui a pouco eu vou tocar o seu ombro e, quando eu fizer isto, quero que aquela outra parte que também é sua observe o que você está experimentar, o que você está sentir neste momento, ou simplesmente ver o que está acontecer. Quando eu tocar o seu ombro novamente, a outra parte que também é sua vai afastar de si e você vai estar bem, antes de onde você está agora, um pouco antes da idade de que tanto desejou. Assim quando eu tocar o seu ombro pela primeira vez, a outra parte de si vai observar o que você está a sentir e a pensar, e quando eu tocar em si novamente você vai voltar para antes da idade actual.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Biografia: Domingos Ferreira - Poeta e artista digital em técnica de Robótica

Convidado de honra: Domingos Manuel Sousa Ferreira - Poeta e artista digital em técnica de Robótica in http://povoadelanhosoacounoseum.blogspot.com/
Novo e-mail do autor " domingosmanuel.efa@gmail.com "
Domingos Manuel Sousa Ferreira, é um autor de obra poética, registado na Sociedade Portuguesa de autores sob o número 14194. As suas obras teem como títulos de renome; Liberdade por momento... e, Impactos da vida. Para além de poeta/escritor também é um artista com 400 obras de pintura criadas por si com cordenadas matemáticas no sistema digital e todas elas em técnica de Robótica, com o titulo " Abstracto Robotizado" registado na Sociedade Portuguesa de Autores membro numero 14194 e na Inspecção Geral das Actividades Culturais sob o número 1602.

Domingos Ferreira, nasceu em Angola, filho de emigrantes portugueses de naturalidade povoense. Fez a sua escolaridade na escola primária António Lopes. Estudou em outros locais. Tem um curso Professional de electricista de baixa tensão e com a categoria de Oficial de 1ª. Domingos trabalhou como segurança nocturno durante 22 anos no Agrupamento de Escolas Professor Gonçalo. E desde 25 de Outubro de 2010 executa as funções de Assistente Operacional na referida escola. Quem o ouvir falar Domingos, lembra um filósofo.

Domingos Manuel Sousa Ferreira, é uma pessoa tímida por excelência, não deu a sua obra ao reconhecimento na sua terra, porque acha que, as pessoas são quem lhe devem de dar valor em vez de ser ele a auto valorizar-se!

O autor fez o lançamento do seu primeiro livro em terras Flavienses, e o segundo na Póvoa de Lanhoso com apoio, correcção e prefácio de; Benjamim Andrade, Jornalista e Professor de filosofia. Coordenação Técnica, Analise e Crítica por; Eduardo Augusto dos Santos Rosa, Professor Catedrático da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A Nota introdutória foi feita por Angélica Lima Andrade. O autor vendeu e esgotou as suas edições em vários pontos do país.

Domingos Manuel Sousa Ferreira, como artista plástico também tem dado nas vistas! As suas obras em tela, saídas do contraste digital em Robótico, teem sido divulgadas em várias frentes, Cine Convívio Fura, Inovalar Decorações, Casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso, Cyber Café - Cyber Concerto, Cyber Mil Chás, Bar Académico, Bar do João, Theatro Clube, e outros locais mas sempre com exposições permanentes. No estrangeiro; em várias Associações Culturais Portuguesas. Na suiça, Livraria LusoLivro e Sporting Clube de Zurique, as duas em Zürich etc.

Em breves linhas descrevo o currículo do autor:

Liberdade por Momento.

“Editado em 09 de Junho de 2001 em Chaves”

Impactos da Vida.

“Editado em 27 de Dezembro de 2003 na Póvoa de Lanhoso”

O Processo dos Processos.

“Métodos de utilização do coeficiente mental”.

Comportamento Sexual Humano.

”Em análise de estudo”

Violência na Sociedade.

“Estudo sobre a sociedade contemporânea”.

Ideias Musicais.

“Esquemática e Simetria Musical poemas para canções”.

Tópicos Musicais.

“Esquemática e Simetria Musical poemas para canções”.

Impactos Musicais.

“Esquemática e Simetria Musical poemas para canções”.

Tentações Musicais.

“Esquemática e Simetria Musical poemas para canções”.

Quadras e Todas elas Tem um Tema 1.

“Continuidade do estudo comportamento evolução da mente humana”

Quadras e Todas elas Tem um Tema 2.

“Continuidade do estudo comportamento evolução da mente humana”

Isto é para Ler Meditar e Esquecer.

“Poesia surpresa”.

Robótica Abstracta 400 pinturas.

“Todas Registadas na SPA e IGAC”.

Um concurso de Televisão com o nome comercial:

“O Preço da Verdade" ® 2005

S.P.A. 14194 ®

Domingos Ferreira, esteve no incentivo de encorajamento do autor "Quelhas" aquando à edição e ao lançamento do livro; Inspiração do Compositor... esteve presente também como convidado do autor que apadrinhou, na EB 1 de Garfe no Plano da Literatura Escolar. E, ainda participou em Análise e crítica n; O livro da criança... e convidado de honra, juntamente com a Poetiza de Arosa, para apresentação do segundo livro. Domingos esteve sempre presente directo ou indirectamente, em pessoa ou com as suas obras de arte nas tournées que o mesmo autor nato povoense esteve patente.

O Poeta e Artista Plástico, reflecte que tem muitas obras para sair, só ainda o não fez, porque acha que, o tempo não trouxe nada de novo e, para terminar, Domingos Manuel Sousa Ferreira diz num dos seus; Pensamentos do Dia...

"Se pensares como eu, entenderás o que sinto."

Convidado de honra pelo autor povoense Quelhas