Número total de visualizações de páginas

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Domingos Manuel Sousa Ferreira na apresentação d' O livro da criança

Domingos Manuel Sousa Ferreira é convidado de honra, juntamente com a Poetisa de Arosa na apresentação d' "O livro da criança" no Theatro Clube da Póvoa de Lanhoso ANÁLISE E CRÍTICA
João Carlos Veloso Gonçalves, é um autor com um pseudónimo clássico familiar e artístico “Quelhas.” Na sua primeira obra literária intitulada “Inspiração do Compositor” já editada apresentou-nos diversas temáticas. Das quais referentes as problemáticas culturais e sociais, do nosso mundo actual em que vivemos. Nesta segunda obra literária intitulada “O Livro da Criança” o autor apresenta-nos novamente uma selectiva sequência de temas, e de, tempos remotos, dos quais alguns do seu conhecimento onde vem ao encontro da sua passagem pelo tempo. “Quelhas” é um autor que apenas estudou até ao 6º ano de escolaridade. Mas quanto a mim, ele sabe muito mais, porque, tem uma cultura geral que se enquadra com facilidade seja qual for o tema. No livro da criança, o autor apresenta propostas para ajudar a incentivar o hábito de ler. Mas, como isto não lhe chegasse em certas alturas de tanto pensar e meditar no que se está a ler, sentimos o desafio de também nós começarmos a escrever d’aquele tempo que já passou quando éramos criança. No incentivo o autor insiste na divulgação do livro. João Carlos Veloso Gonçalves, também contou com ajuda das suas filhas, em que elas aqui retratam, representam e escrevem experiências das suas vivências. Na verdade a fantasia é e será sempre das crianças, não importa o tempo em que vive, caso contrário o mundo não teria sentido em dar a vida humana a existência de tempo de ser inocente porque se é criança. O “Quelhas” andou por vários locais convivendo com crianças, apenas, para conhecer as suas histórias de vida. Nesta obra é possível o leitor tal como eu, ler algumas delas, porque aqui o sentimento é claro porque se é criança. Novamente o desejo do autor vai ao encontro para que estas crianças que hoje são cresçam em liberdade para que um dia tal como ele o recordem. O tempo de ser criança fica na mente por uma só razão, é que aprendemos com o crescimento a aperfeiçoar tudo o que queremos para depois. Ao chegar a idade maior, nos fique essa lembrança do que já fomos, ou porque queremos ser eternamente crianças. Quanto a mim acho que esta obra ficará na história, porque activa a lembrança desse tempo de ser criança. Ao autor, resta-me dar os parabéns porque nesta obra apresentas situações de vida que só se vive quando se é criança.

Autor: Domingos Manuel Sousa Ferreira
Escritor – Pintor Digital/Robótica

(Obrigado “Domingos Ferreira”, por seres o culpado de me lançar para o mundo da escrita, este livro também é teu, e dedico-o a ti e família de coração.) “Quelhas”

Domingos Manuel sousa Ferreira - Escritor - Pintor Digital - Análise e Crítica

3 comentários:

  1. Apresentações consecutivas de: “O livro da criança”

    LusoLivro – Sporting Club de Zurique – Grupo desportivo da Goma – Theatro Club da Póvoa de Lanhoso.

    Agradeço a todos que colaboraram no livro infantil e a todos que estiveram nas quatro apresentações.
    Theatro – Aos músicos Paulo e Daniela do Grupo musical (Raios de Sol). Às minhas filhas (Bárbara Raquel) e (Ângela Ermelinda). À minha (Cara-metade - Rosa). Aos (pais, meninos e docentes da escola EB1 de Garfe) e à (Maria) que se fez representar. À (EB1 de Sobradelo da Goma) e aos meninos (Rodrigo) e (Tiago) que se fizeram representar. Ao (Professor Zé Correlo). Ao (Escritor Domingos Ferreira). À (Maria Amélia - Poetisa de Arosa).
    Juntas – Às (freguesias do Concelho da Póvoa de Lanhoso). À (Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso) pelo espaço do Theatro Club. Às (freguesias de (Castelões) e (Arosa).
    Outros – À (Graficamares, Lda.). À (foto Pitães) e a todos (colaboradores e patrocinadores), referentes na pág. N.º 114 do livro.
    Goma – Agradeço ao Grupo desportivo da Goma por me ter proporcionado e convidado para a festa de Natal nas suas instalações e pelo calor humano que recebi.
    Suíça – Agradeço ainda à (LusoLivro) em Zurique pelo espaço concedido na 1.ª apresentação formal de “O livro da Criança” à (rádio Lora) em Luzerna, que me entrevistou na LusoLivro. Podem ouvir a entrevista em: www.espacoportugues.ch
    Ao (jornal Gazeta Lusófona) que me entrevistou. Ao Presidente do (Sporting Club de Zurique) pela sua colaboração no espaço concedido. Ao artesão, (Jorge Campos), meu convidado principal e aos artistas plásticos povoenses, Zé Maria, Zé Loureiro, Jorge Nascimento, Ana Barbosa, Amaro Lopes, Justina Guedes e Domingos Ferreira, que colaboraram comigo, enviando telas d´ arte na colectividade de pinturas associadas à festa de “O livro da criança”, pela cultura. Aos (transportes Martins). Agradecido aos senhores Manuel Beja, Conselheiro das Comunidades portuguesas na Suiça e António Campos, Cônsul de Zurique. Obrigado a todos aqueles que por lá passaram para dar calor humano ao autor.
    Todos – Aqueles que estiveram no meu projecto, directa o indirectamente, tanto em Portugal como no estrangeiro. Eles sabem quem são! Para quem, no futuro próximo, me louvar, a todos sem excepção, fica aqui anotado com antecedência, um muito obrigado, e lhes dedico este livro mesmo de coração. O autor deseja um Bom ano. “QUELHAS”

    Os meus livros estão à venda na Lipóvoa e Café Fura

    Autor Quelhas

    ResponderEliminar
  2. Apresentação de “O livro da criança”

    Não se fizeram representar na apresentação do livro, no Theatro Club:
    Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Juntas de freguesia, Comunicação Social e nem os intelectuais.
    Mas estiveram presentes três dezenas de amigos, esses deram-me muitas alegrias, e muito calor humano, apresentei-me, dei a voz aos escritores convidados, Poetiza de Arosa e Domingos Ferreira.
    Seguidamente vieram ao palco ler e representar, a escola EB1 de Sobradelo da Goma, o Rodrigo e o Tiago, e a EB1 de Garfe, a Maria do Céu.
    Seguia-se a festa com leitura das minhas filhas, colaboradoras no livro infantil, Bárbara Raquel e Ângela Ermelinda.
    O ambiente estava quente, lia-se acompanhado de música, proveniente de um teclado e piano, com a presença de Paulo e Daniela do Grupo musical (Raios de Sol).
    Tocou-se também duas músicas de Natal e leu-se quadras de Natal.
    A técnica de luz, som e fotografia, foi da responsabilidade do Francisco.
    Agradeci no final a todos os intervenientes, nos quatro lançamentos de: “O livro da criança”. LusoLivro e Sporting Clube de Zurique, Grupo Desportivo da Goma, Theatro Clube da Póvoa de Lanhoso.
    No final da festa, até se dançou com o som, teclado, pelos dedos na concertina, pelo Paulo, valeu a pena, éramos poucos, mas bons, é pena faltarem sobretudo aqueles que disseram que vinham, pois assim tinha a sala cheia, mas:

    “Um dia, irei fazer tudo para que se juntem todos os artistas povoenses, do pintor, musico, poeta e jornalista, fazer uma associação para divulgar as nossas inspirações que estão, de certo modo, esquecidas no tempo.”

    in João Carlos Veloso Gonçalves, Inspiração do Compositor, 2006, p. 247.


    Os meus livros estão à venda na Lipóvoa, Café Fura e Suíça

    Autor Quelhas

    ResponderEliminar
  3. “O LIVRO DA CRIANÇA”

    APRESENTAÇÃO DIAS 7 e 8 DE DEZEMBRO 2007.

    No dia 7, 8 de Dezembro 2007,
    No Sporting Clube de Zurich – 21.00 h

    No dia 8 de Dezembro 2007,
    Na Livraria Portuguesa, LusoLivro – 9.00 h – 17.00 h

    Com edição de autor:

    Autor: “Quelhas”

    Histórias para crianças
    Textos escolares manuscritos
    Fotos & pinturas originais


    COLABORAÇÃO:

    Barbara Raquel & Ângela Ermelinda
    EB1 de Sobradelo da Goma
    Eb1 de Garfe

    A festa do livro, ainda com exposição d´artes plásticas, de artistas conceituados no mundo da pintura, promovido pelo Quelhas – Abertura da exposição, dia 7 e 8 de Dezembro 2007.

    Com telas em pintura Naif – Zé Maria. Colagens artesanais em madeira – Loureiro. Telas computorizados em robótica – Domingos Ferreira. Pinturas em aguarela – Amaro Lopes. Pinturas em óleo – Jorge Nascimento. Técnicas mistas – Ana Barbosa, e na apresentação, Jorge Campos

    Desenho infantil, a caneta e lápis, do artista – Quelhas – participa a sexta vez em exposições colectivas, 2 no SLB, 2 no Theatro Clube, 1 na Inovalar Decorações, todas em Póvoa de Lanhoso.

    Com convite à comunicação social: Rádio, TV, Jornal Gazeta Lusófona e Lusitano. E convidados ilustres, da música, da política, do desporto, da cultura e sobretudo da comunidade portuguesa em geral.


    AGRADECIMENTO:

    A todos aqueles que estiveram no projecto infantil de “O livro da criança”.
    Para quem, no futuro próximo, me louvar, a todos sem excepção, fica aqui anotado com antecedência, um muito obrigado, e lhes dedico este livro mesmo de coração.

    inspiracaodoautor@sapo.pt – loja.inovalar@gmail.com – 96 65 66 575

    Póvoa de Lanhoso, 21 de Outubro de 2007 – João Carlos Veloso Gonçalves – “Quelhas”


    APOIOS:

    Sporting Clube de Zurich – João Costa – TLF: 0435376561 – Natel – 0794216703
    Albulastrasse 57 – 8048 – Zurich – Suisse

    Livraria portuguesa – LusoLivro – Da Silva – TLF: 00444322185 – lusolivro@swissonline.ch
    Hohlstrasse 221 – 8004 – Zurich – Suisse

    ResponderEliminar

Biografia: Domingos Ferreira - Poeta e artista digital em técnica de Robótica

Convidado de honra: Domingos Manuel Sousa Ferreira - Poeta e artista digital em técnica de Robótica in http://povoadelanhosoacounoseum.blogspot.com/
Novo e-mail do autor " domingosmanuel.efa@gmail.com "
Domingos Manuel Sousa Ferreira, é um autor de obra poética, registado na Sociedade Portuguesa de autores sob o número 14194. As suas obras teem como títulos de renome; Liberdade por momento... e, Impactos da vida. Para além de poeta/escritor também é um artista com 400 obras de pintura criadas por si com cordenadas matemáticas no sistema digital e todas elas em técnica de Robótica, com o titulo " Abstracto Robotizado" registado na Sociedade Portuguesa de Autores membro numero 14194 e na Inspecção Geral das Actividades Culturais sob o número 1602.

Domingos Ferreira, nasceu em Angola, filho de emigrantes portugueses de naturalidade povoense. Fez a sua escolaridade na escola primária António Lopes. Estudou em outros locais. Tem um curso Professional de electricista de baixa tensão e com a categoria de Oficial de 1ª. Domingos trabalhou como segurança nocturno durante 22 anos no Agrupamento de Escolas Professor Gonçalo. E desde 25 de Outubro de 2010 executa as funções de Assistente Operacional na referida escola. Quem o ouvir falar Domingos, lembra um filósofo.

Domingos Manuel Sousa Ferreira, é uma pessoa tímida por excelência, não deu a sua obra ao reconhecimento na sua terra, porque acha que, as pessoas são quem lhe devem de dar valor em vez de ser ele a auto valorizar-se!

O autor fez o lançamento do seu primeiro livro em terras Flavienses, e o segundo na Póvoa de Lanhoso com apoio, correcção e prefácio de; Benjamim Andrade, Jornalista e Professor de filosofia. Coordenação Técnica, Analise e Crítica por; Eduardo Augusto dos Santos Rosa, Professor Catedrático da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A Nota introdutória foi feita por Angélica Lima Andrade. O autor vendeu e esgotou as suas edições em vários pontos do país.

Domingos Manuel Sousa Ferreira, como artista plástico também tem dado nas vistas! As suas obras em tela, saídas do contraste digital em Robótico, teem sido divulgadas em várias frentes, Cine Convívio Fura, Inovalar Decorações, Casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso, Cyber Café - Cyber Concerto, Cyber Mil Chás, Bar Académico, Bar do João, Theatro Clube, e outros locais mas sempre com exposições permanentes. No estrangeiro; em várias Associações Culturais Portuguesas. Na suiça, Livraria LusoLivro e Sporting Clube de Zurique, as duas em Zürich etc.

Em breves linhas descrevo o currículo do autor:

Liberdade por Momento.

“Editado em 09 de Junho de 2001 em Chaves”

Impactos da Vida.

“Editado em 27 de Dezembro de 2003 na Póvoa de Lanhoso”

O Processo dos Processos.

“Métodos de utilização do coeficiente mental”.

Comportamento Sexual Humano.

”Em análise de estudo”

Violência na Sociedade.

“Estudo sobre a sociedade contemporânea”.

Ideias Musicais.

“Esquemática e Simetria Musical poemas para canções”.

Tópicos Musicais.

“Esquemática e Simetria Musical poemas para canções”.

Impactos Musicais.

“Esquemática e Simetria Musical poemas para canções”.

Tentações Musicais.

“Esquemática e Simetria Musical poemas para canções”.

Quadras e Todas elas Tem um Tema 1.

“Continuidade do estudo comportamento evolução da mente humana”

Quadras e Todas elas Tem um Tema 2.

“Continuidade do estudo comportamento evolução da mente humana”

Isto é para Ler Meditar e Esquecer.

“Poesia surpresa”.

Robótica Abstracta 400 pinturas.

“Todas Registadas na SPA e IGAC”.

Um concurso de Televisão com o nome comercial:

“O Preço da Verdade" ® 2005

S.P.A. 14194 ®

Domingos Ferreira, esteve no incentivo de encorajamento do autor "Quelhas" aquando à edição e ao lançamento do livro; Inspiração do Compositor... esteve presente também como convidado do autor que apadrinhou, na EB 1 de Garfe no Plano da Literatura Escolar. E, ainda participou em Análise e crítica n; O livro da criança... e convidado de honra, juntamente com a Poetiza de Arosa, para apresentação do segundo livro. Domingos esteve sempre presente directo ou indirectamente, em pessoa ou com as suas obras de arte nas tournées que o mesmo autor nato povoense esteve patente.

O Poeta e Artista Plástico, reflecte que tem muitas obras para sair, só ainda o não fez, porque acha que, o tempo não trouxe nada de novo e, para terminar, Domingos Manuel Sousa Ferreira diz num dos seus; Pensamentos do Dia...

"Se pensares como eu, entenderás o que sinto."

Convidado de honra pelo autor povoense Quelhas