Número total de visualizações de páginas

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Domingos Manuel Sousa Ferreira convidado de Honra na casa do Benfica

Evento Cultural: Ajudar a casa do Benfica a crescer...

Quelhas convida autores amigos

Esta iniciativa do evento cultural foi a pensar promover a casa do Benfica a crescer, promover os artesãos locais, incentivar as pessoas a ler mais e melhor. Agradeço aos artistas que tiveram patente nesta exposição de obras de arte com artistas diversos… Como artistas de quadros em tela pintados a óleo – Naif – Zé Maria. Também quadros artesanais em madeira, candeeiros artesanais – Loureiro. E ainda quadros computorizados em robótica – Domingos Ferreira. Com quadros pinturas em aguarela – Amaro Lopes. E claro o livro: “Inspiração do Compositor” do autor – “Quelhas” Com acompanhamento do teclista – Nelson. A fotografia essa foi encarregue ao – Martinho de Sousa da nove3cinco. No decorrer do evento cultural teve a participação de cerca de cem pessoas, do concelho e fora dele, amigos do peito… A abertura foi feita pelo autor local, João Carlos Veloso Gonçalves, apelido paterno, e escolhido como nome artístico de “Quelhas” que apresentou o autor convidado. A apresentação foi feita pelo convidado Domingos Ferreira – escritor e artista de robótica, este o único culpado de “eu” ter feito um livro, no qual a partir daí me apaixonei pela escrita, culpa “ dele” do D.F. Seguidamente convidei a Maria – a menina que gostava de ser escritora a ler poemas de vida do livro em causa “Inspiração do Compositor” e tantos outros, devo dizer que a Maria foi uma das crianças seleccionadas na EB1 de Garfe pelos professores com um texto e um desenho para “Inspiração de: O Livro da Criança”. “Eu” o dito “Quelhas” autor e responsável pelo evento cultural nesta noite de festa, foi chamando e apresentando os artistas vários a subir ao palco onde estes explicaram e falaram das suas obras de arte. Mais para o final chamando o presidente da casa do Benfica, lendo lhe uma dedicatória manuscrita no livro “Inspiração do Compositor” com o intuito de ser o 1.º livro para a biblioteca da casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso, seguindo-se a oferta da mesma forma dos 2 livros do autor Domingos Ferreira, “Impactos da Vida & Liberdade por momento”, seguiu-se com mais algumas leituras acompanhado pele teclado de Nelson e posteriormente, este mesmo, acabou a festa com a concertina que exibiu e muito bem. Na finalíssima e última palavra agradeci de novo aos presentes, oferecendo ao Simão, proprietário da casa, uma garrafa de uma bebida branca com o símbolo do Benfica.

Póvoa de Lanhoso 12 de Junho de 2007

Autor Quelhas

2 comentários:

  1. Também e pela segunda vez estive na minha terra Natal (Casa do Benfica)

    O autor em tornes pela cultura e pela promoção do livro “Inspiração do Compositor” Pela segunda vez esteve na minha terra Natal, Sobradelo da Goma, na casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso. Tive como convidados e amigos os Ex.mos Senhores: Padre Aquilino Pereira (escritor), Cunha de Leiradella (Dramaturgo) José Oliveira (escritores), Domingos Ferreira (escritor/pintor digital), Jorge Nascimento e Ana Barbosa (artistas plásticos), Nelson Fernandes e Manuel Vieira (músicos). Este espaço é agradável e familiar para visitar e levar a família, mas neste dia e devido a outros eventos no concelho e algumas festas por perto o afluxo de gente esteve aquém das expectativas, ou talvez as pessoas da Póvoa de Lanhoso não dêem valor a eventos culturais!?
    “Bem quero aqui frisar que a maior parte dos elementos da própria direcção da casa do Benfica não participaram, nem tão pouco fizeram publicidade ao evento para incentivar o povo a ir à casa do Benfica e dar a conhecer também a casa como casa cultural do futuro a par com o futebol.” O senhor Abade a meu pedido benzeu a casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso, espero que a partir de agora a direcção fique mais unida!
    Seguidamente, eu, “Quelhas”, como autor dei a conhecer outra farsa escondida em mim, agora como pintor a lápis de cor, lápis de cera, caneta e guache. Depois agradeci aos artistas plásticos pela sua participação na exposição de pinturas diversificadas, juntamente com pinturas já expostas anteriormente, desde o primeiro evento cultural promovido por mim, designado por, “Ajudar a casa do Benfica a crescer” com quadros de Zé Maria, Amaro Lopes, Domingos ferreira e Loureiro. No decorrer da festa e a juntar ao Livro: Inspiração do Compositor “Quelhas” Liberdade por momento e Impactos da vida “Domingos Ferreira” os primeiros três livros para constituir uma biblioteca da casa do Benfica, ofereci mais cinco exemplares compostos por historias e contos de vários artistas povoenses e minhotos, como Zé Abílio Coelho, Altino do Tojal e outros aqui presentes neste evento. Depois em seguida os escritores Cunha de Leiradella e Zé Oliveira ofereceram outro livro, este de contos de Natal de sua autoria, assim esta instituição já conta com nove livros da região e todos eles oferecidos, dedicados e rubricados á sua casa cultural. Em meu nome pessoal, como conterrâneo e como escritor/pintor apelo a todos que quiserem oferecer um livro, para um dia destes podermos todos juntos fazer outra festa para a inauguração da sua biblioteca, podem dirigir-se a mim. Para terminar os músicos Nelson Fernandes e Manuel Vieira foram os meninos que mais animaram a festa, obrigado a todos os convidados e publico presente, até um dia destes…

    João Carlos Veloso Gonçalves “Quelhas”
    inspiracaodoautor@sapo.pt
    Póvoa de Lanhoso – Portugal

    ResponderEliminar
  2. A arte digital é de facto diferente, porque possibilita uma larga conjugação da cor.
    A robótica abstrata como o autor a identifica mostra obras na verdade, nunca antes vistas.
    Na minha opinião pessoal, acho que este artista mereçe um maior apoio para divulgar o restante do seu trabalho. Que, segundo ele são 400 telas a espera de sair ´do computador para a tela.

    Parabens e faz mais 400 ...

    ResponderEliminar

Biografia: Domingos Ferreira - Poeta e artista digital em técnica de Robótica

Convidado de honra: Domingos Manuel Sousa Ferreira - Poeta e artista digital em técnica de Robótica in http://povoadelanhosoacounoseum.blogspot.com/
Novo e-mail do autor " domingosmanuel.efa@gmail.com "
Domingos Manuel Sousa Ferreira, é um autor de obra poética, registado na Sociedade Portuguesa de autores sob o número 14194. As suas obras teem como títulos de renome; Liberdade por momento... e, Impactos da vida. Para além de poeta/escritor também é um artista com 400 obras de pintura criadas por si com cordenadas matemáticas no sistema digital e todas elas em técnica de Robótica, com o titulo " Abstracto Robotizado" registado na Sociedade Portuguesa de Autores membro numero 14194 e na Inspecção Geral das Actividades Culturais sob o número 1602.

Domingos Ferreira, nasceu em Angola, filho de emigrantes portugueses de naturalidade povoense. Fez a sua escolaridade na escola primária António Lopes. Estudou em outros locais. Tem um curso Professional de electricista de baixa tensão e com a categoria de Oficial de 1ª. Domingos trabalhou como segurança nocturno durante 22 anos no Agrupamento de Escolas Professor Gonçalo. E desde 25 de Outubro de 2010 executa as funções de Assistente Operacional na referida escola. Quem o ouvir falar Domingos, lembra um filósofo.

Domingos Manuel Sousa Ferreira, é uma pessoa tímida por excelência, não deu a sua obra ao reconhecimento na sua terra, porque acha que, as pessoas são quem lhe devem de dar valor em vez de ser ele a auto valorizar-se!

O autor fez o lançamento do seu primeiro livro em terras Flavienses, e o segundo na Póvoa de Lanhoso com apoio, correcção e prefácio de; Benjamim Andrade, Jornalista e Professor de filosofia. Coordenação Técnica, Analise e Crítica por; Eduardo Augusto dos Santos Rosa, Professor Catedrático da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A Nota introdutória foi feita por Angélica Lima Andrade. O autor vendeu e esgotou as suas edições em vários pontos do país.

Domingos Manuel Sousa Ferreira, como artista plástico também tem dado nas vistas! As suas obras em tela, saídas do contraste digital em Robótico, teem sido divulgadas em várias frentes, Cine Convívio Fura, Inovalar Decorações, Casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso, Cyber Café - Cyber Concerto, Cyber Mil Chás, Bar Académico, Bar do João, Theatro Clube, e outros locais mas sempre com exposições permanentes. No estrangeiro; em várias Associações Culturais Portuguesas. Na suiça, Livraria LusoLivro e Sporting Clube de Zurique, as duas em Zürich etc.

Em breves linhas descrevo o currículo do autor:

Liberdade por Momento.

“Editado em 09 de Junho de 2001 em Chaves”

Impactos da Vida.

“Editado em 27 de Dezembro de 2003 na Póvoa de Lanhoso”

O Processo dos Processos.

“Métodos de utilização do coeficiente mental”.

Comportamento Sexual Humano.

”Em análise de estudo”

Violência na Sociedade.

“Estudo sobre a sociedade contemporânea”.

Ideias Musicais.

“Esquemática e Simetria Musical poemas para canções”.

Tópicos Musicais.

“Esquemática e Simetria Musical poemas para canções”.

Impactos Musicais.

“Esquemática e Simetria Musical poemas para canções”.

Tentações Musicais.

“Esquemática e Simetria Musical poemas para canções”.

Quadras e Todas elas Tem um Tema 1.

“Continuidade do estudo comportamento evolução da mente humana”

Quadras e Todas elas Tem um Tema 2.

“Continuidade do estudo comportamento evolução da mente humana”

Isto é para Ler Meditar e Esquecer.

“Poesia surpresa”.

Robótica Abstracta 400 pinturas.

“Todas Registadas na SPA e IGAC”.

Um concurso de Televisão com o nome comercial:

“O Preço da Verdade" ® 2005

S.P.A. 14194 ®

Domingos Ferreira, esteve no incentivo de encorajamento do autor "Quelhas" aquando à edição e ao lançamento do livro; Inspiração do Compositor... esteve presente também como convidado do autor que apadrinhou, na EB 1 de Garfe no Plano da Literatura Escolar. E, ainda participou em Análise e crítica n; O livro da criança... e convidado de honra, juntamente com a Poetiza de Arosa, para apresentação do segundo livro. Domingos esteve sempre presente directo ou indirectamente, em pessoa ou com as suas obras de arte nas tournées que o mesmo autor nato povoense esteve patente.

O Poeta e Artista Plástico, reflecte que tem muitas obras para sair, só ainda o não fez, porque acha que, o tempo não trouxe nada de novo e, para terminar, Domingos Manuel Sousa Ferreira diz num dos seus; Pensamentos do Dia...

"Se pensares como eu, entenderás o que sinto."

Convidado de honra pelo autor povoense Quelhas