
Quelhas convida autores amigos
Esta iniciativa do evento cultural foi a pensar promover a casa do Benfica a crescer, promover os artesãos locais, incentivar as pessoas a ler mais e melhor. Agradeço aos artistas que tiveram patente nesta exposição de obras de arte com artistas diversos… Como artistas de quadros em tela pintados a óleo – Naif – Zé Maria. Também quadros artesanais em madeira, candeeiros artesanais – Loureiro. E ainda quadros computorizados em robótica – Domingos Ferreira. Com quadros pinturas em aguarela – Amaro Lopes. E claro o livro: “Inspiração do Compositor” do autor – “Quelhas” Com acompanhamento do teclista – Nelson. A fotografia essa foi encarregue ao – Martinho de Sousa da nove3cinco. No decorrer do evento cultural teve a participação de cerca de cem pessoas, do concelho e fora dele, amigos do peito… A abertura foi feita pelo autor local, João Carlos Veloso Gonçalves, apelido paterno, e escolhido como nome artístico de “Quelhas” que apresentou o autor convidado. A apresentação foi feita pelo convidado Domingos Ferreira – escritor e artista de robótica, este o único culpado de “eu” ter feito um livro, no qual a partir daí me apaixonei pela escrita, culpa “ dele” do D.F. Seguidamente convidei a Maria – a menina que gostava de ser escritora a ler poemas de vida do livro em causa “Inspiração do Compositor” e tantos outros, devo dizer que a Maria foi uma das crianças seleccionadas na EB1 de Garfe pelos professores com um texto e um desenho para “Inspiração de: O Livro da Criança”. “Eu” o dito “Quelhas” autor e responsável pelo evento cultural nesta noite de festa, foi chamando e apresentando os artistas vários a subir ao palco onde estes explicaram e falaram das suas obras de arte. Mais para o final chamando o presidente da casa do Benfica, lendo lhe uma dedicatória manuscrita no livro “Inspiração do Compositor” com o intuito de ser o 1.º livro para a biblioteca da casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso, seguindo-se a oferta da mesma forma dos 2 livros do autor Domingos Ferreira, “Impactos da Vida & Liberdade por momento”, seguiu-se com mais algumas leituras acompanhado pele teclado de Nelson e posteriormente, este mesmo, acabou a festa com a concertina que exibiu e muito bem. Na finalíssima e última palavra agradeci de novo aos presentes, oferecendo ao Simão, proprietário da casa, uma garrafa de uma bebida branca com o símbolo do Benfica.
Póvoa de Lanhoso 12 de Junho de 2007
Autor Quelhas
Também e pela segunda vez estive na minha terra Natal (Casa do Benfica)
ResponderEliminarO autor em tornes pela cultura e pela promoção do livro “Inspiração do Compositor” Pela segunda vez esteve na minha terra Natal, Sobradelo da Goma, na casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso. Tive como convidados e amigos os Ex.mos Senhores: Padre Aquilino Pereira (escritor), Cunha de Leiradella (Dramaturgo) José Oliveira (escritores), Domingos Ferreira (escritor/pintor digital), Jorge Nascimento e Ana Barbosa (artistas plásticos), Nelson Fernandes e Manuel Vieira (músicos). Este espaço é agradável e familiar para visitar e levar a família, mas neste dia e devido a outros eventos no concelho e algumas festas por perto o afluxo de gente esteve aquém das expectativas, ou talvez as pessoas da Póvoa de Lanhoso não dêem valor a eventos culturais!?
“Bem quero aqui frisar que a maior parte dos elementos da própria direcção da casa do Benfica não participaram, nem tão pouco fizeram publicidade ao evento para incentivar o povo a ir à casa do Benfica e dar a conhecer também a casa como casa cultural do futuro a par com o futebol.” O senhor Abade a meu pedido benzeu a casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso, espero que a partir de agora a direcção fique mais unida!
Seguidamente, eu, “Quelhas”, como autor dei a conhecer outra farsa escondida em mim, agora como pintor a lápis de cor, lápis de cera, caneta e guache. Depois agradeci aos artistas plásticos pela sua participação na exposição de pinturas diversificadas, juntamente com pinturas já expostas anteriormente, desde o primeiro evento cultural promovido por mim, designado por, “Ajudar a casa do Benfica a crescer” com quadros de Zé Maria, Amaro Lopes, Domingos ferreira e Loureiro. No decorrer da festa e a juntar ao Livro: Inspiração do Compositor “Quelhas” Liberdade por momento e Impactos da vida “Domingos Ferreira” os primeiros três livros para constituir uma biblioteca da casa do Benfica, ofereci mais cinco exemplares compostos por historias e contos de vários artistas povoenses e minhotos, como Zé Abílio Coelho, Altino do Tojal e outros aqui presentes neste evento. Depois em seguida os escritores Cunha de Leiradella e Zé Oliveira ofereceram outro livro, este de contos de Natal de sua autoria, assim esta instituição já conta com nove livros da região e todos eles oferecidos, dedicados e rubricados á sua casa cultural. Em meu nome pessoal, como conterrâneo e como escritor/pintor apelo a todos que quiserem oferecer um livro, para um dia destes podermos todos juntos fazer outra festa para a inauguração da sua biblioteca, podem dirigir-se a mim. Para terminar os músicos Nelson Fernandes e Manuel Vieira foram os meninos que mais animaram a festa, obrigado a todos os convidados e publico presente, até um dia destes…
João Carlos Veloso Gonçalves “Quelhas”
inspiracaodoautor@sapo.pt
Póvoa de Lanhoso – Portugal
A arte digital é de facto diferente, porque possibilita uma larga conjugação da cor.
ResponderEliminarA robótica abstrata como o autor a identifica mostra obras na verdade, nunca antes vistas.
Na minha opinião pessoal, acho que este artista mereçe um maior apoio para divulgar o restante do seu trabalho. Que, segundo ele são 400 telas a espera de sair ´do computador para a tela.
Parabens e faz mais 400 ...