Número total de visualizações de páginas

sábado, 21 de outubro de 2017

COMO CONHECER E SEPARAR OS AMIGOS.

Há um ditado que diz:
“Com certos amigos, não precisamos de inimigos”
Na opinião de Francisco Gavilán (psicólogo, escritor e autor de numerosas obras entre as quais se destaca: “Todas essas amizades perigosas”),existem oito tipos de amigos dos quais nos temos de proteger:
• O ocupadíssimo: é aquele que raramente responde às nossas chamadas, sejam elas do tipo que for tais como; telefónicas, SMS ou e-mails.
Diz ter pouco tempo e justifica-se dizendo que leva uma vida muito preenchida, tanto a nível laboral como social. Mas, muitas das vezes, isso não é verdade.
• O fofoqueiro: temos de ter particular cuidado com este tipo de amigos. Não sabem guardar um segredo e dão desculpas do tipo: “Não pensei que fosse tão importante!”. 
• O informal: é aquele que não leva a sério nenhum compromisso. Chega tarde, e esquece-se, frequentemente, das combinações feitas. 
• O conselheiro: é o tipo de amigo que emite sempre juízos de valor sobre a nossa vida, mesmo quando não lho pedimos. Seus conselhos não são mais do que críticas mascaradas. Quando você não partilha dessa opinião e, lho diz, responde-lhe com frases do tipo: “Só estou a falar para teu bem”.
• O complicado: coloca entraves e objeções em tudo o que você propõe, interferindo de forma grave no curso normal da sua vida.
Analisa cada situação de todos os ângulos possíveis e imagináveis. 
• O intrigante: mente constantemente sempre que tem de emitir opiniões negativas sobre a seu respeito, aproveitando para dizer o que já ouviu ser dito por outras pessoas, mas procurando convencer-nos de que o faz apenas é para nos ajudar e proteger.
• A sanguessuga: é o tipo de amigo que fica irritado quando fazemos planos sem contar com ele. Acha que somos sua propriedade e procura controlar a nossa vida.
Pois, quer que sintamos que ele é o nosso melhor amigo. 
• O competitivo: sente inveja e o seu desejo é parecer-se contigo, chegando a competir de forma aberta e clara para demonstrar que é melhor. No seu íntimo, nutre uma profunda admiração por si.
No entanto, também existem certas personalidades que nos intoxicam: são invejosas, paranoicas, infantis, egoístas e, acima de tudo, asfixiantes.
É óbvio que estamos a falar de muitas e variadas personalidades, mas, todas elas têm uma coisa em comum: não trazem nada de bom e de positivo para uma relação (seja ela, amorosa, laboral, familiar ou de amizade). Mas, destroem qualquer tentativa de criar vínculos saudáveis e minimamente cordiais.
Tendem a trazer más vibrações e, tudo os irrita. Querem-te apenas para elas, esvaziam a tua carteira, e não param de pedir e, principalmente de tentar manipular.
Mas, de todas estas caraterísticas, a mais perigosa, como refere o psicólogo Albert J. Bernstein, autor de “Vampiros emocionais”, é que nos roubam a energia sem que nos dêmos conta, deixando-nos apenas respirar. São especialistas em criar relações híper-absorventes e mestres na arte de intoxicar, como o próprio nome indica.
Por isso, não é fácil identificá-las à primeira vista, e muitas vezes, só reparamos na sua personalidade depois de comprovarmos que, depois de estarmos com elas, se repetem sempre as mesmas sensações negativas: o esgotamento, a frustração, o stresse ou o alívio por estar sozinho.
Em muitas ocasiões, somos nós mesmos que nos iludimos e, nos deixamos enganar negando que os nossos amigos possam ser ‘vampiros emocionais’. “Será idéia minha?” Ou “Não será por minha culpa?”. São estes tipos de pensamentos que nos fazem prolongar uma relação insana e muito pouco saudável. Tanto assim é, que os demais perdem-nos o respeito, aproveitam-se e abusam da nossa confiança.  
O Psicanalista e divulgador francês Dominique Barbier indica no livro “A fábrica dos homens perversos” uma série de indícios, em modo de decálogo (mais conhecido como os Dez Mandamentos), para identificar e reconhecer as pessoas tóxicas à primeira vista.
As amizades tóxicas têm uma grande capacidade psicológica, adivinham os receios e fantasmas das suas presas para saber como as seduzir. Primeiro fazem-nos acreditar que, com elas, tudo é possível, para nos manipular a seu belo prazer. Como bons manipuladores que são, sabem adaptar o seu comportamento, mas também os seus princípios e valores, em função das vítimas.
Sabem contornar as situações com muita habilidade, fazendo-se passar por vítimas quando na realidade eles são os carrascos. Trata-se de uma falsa vitimização, com o objetivo de seduzir e preparar o terreno para se servir dos outros quando acharem necessário. 
São peritos em mascarar a realidade através de pequenas mentiras e do jogo de palavras, sendo esta uma forma de controlar o pensamento. E sem vacilarem são capazes de incluir insultos e elogios numa mesma frase.
São como predadores, vampiros que não respeitam a autonomia dos outros ao imporem os seus próprios critérios. Ao estarmos uma e outra vez com estas pessoas, sentimo-nos mentalmente cansados, então devemos ter isso em conta, porque é um sinal de alerta de que estamos a ser envenenados.
Não têm princípios ou estes variam em função dos seus objetivos ou contexto. Asseguram-se para que os outros se afastem dos seus próprios princípios e valores.
São impermeáveis à culpa e, conseguem fazer com que nos sintamos mal.
São excelentes estrategas, pacientes e, constantes até conseguirem atingir seus objetivos, mas são pouco criativos.
Gostam de semear a dúvida sobre as qualidades e competências dos outros.
O objetivo é desmoralizar e, eliminar a autoestima.
Escondem incongruências no seu discurso e comportamento: por um lado enchem a boca com propostas altruístas, mas depois só agem de acordo com os seus interesses pessoais.
Para os “bons intoxicadores” não existem tabus morais: veem os demais como pessoas não dignas de respeito ou compaixão e, apenas como objetos, mais ou menos úteis. 
Bem, como podem ver: «Com certos amigos, não precisamos de inimigos».

Sem comentários:

Enviar um comentário

Biografia: Domingos Ferreira - Poeta e artista digital em técnica de Robótica

Convidado de honra: Domingos Manuel Sousa Ferreira - Poeta e artista digital em técnica de Robótica in http://povoadelanhosoacounoseum.blogspot.com/
Novo e-mail do autor " domingosmanuel.efa@gmail.com "
Domingos Manuel Sousa Ferreira, é um autor de obra poética, registado na Sociedade Portuguesa de autores sob o número 14194. As suas obras teem como títulos de renome; Liberdade por momento... e, Impactos da vida. Para além de poeta/escritor também é um artista com 400 obras de pintura criadas por si com cordenadas matemáticas no sistema digital e todas elas em técnica de Robótica, com o titulo " Abstracto Robotizado" registado na Sociedade Portuguesa de Autores membro numero 14194 e na Inspecção Geral das Actividades Culturais sob o número 1602.

Domingos Ferreira, nasceu em Angola, filho de emigrantes portugueses de naturalidade povoense. Fez a sua escolaridade na escola primária António Lopes. Estudou em outros locais. Tem um curso Professional de electricista de baixa tensão e com a categoria de Oficial de 1ª. Domingos trabalhou como segurança nocturno durante 22 anos no Agrupamento de Escolas Professor Gonçalo. E desde 25 de Outubro de 2010 executa as funções de Assistente Operacional na referida escola. Quem o ouvir falar Domingos, lembra um filósofo.

Domingos Manuel Sousa Ferreira, é uma pessoa tímida por excelência, não deu a sua obra ao reconhecimento na sua terra, porque acha que, as pessoas são quem lhe devem de dar valor em vez de ser ele a auto valorizar-se!

O autor fez o lançamento do seu primeiro livro em terras Flavienses, e o segundo na Póvoa de Lanhoso com apoio, correcção e prefácio de; Benjamim Andrade, Jornalista e Professor de filosofia. Coordenação Técnica, Analise e Crítica por; Eduardo Augusto dos Santos Rosa, Professor Catedrático da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A Nota introdutória foi feita por Angélica Lima Andrade. O autor vendeu e esgotou as suas edições em vários pontos do país.

Domingos Manuel Sousa Ferreira, como artista plástico também tem dado nas vistas! As suas obras em tela, saídas do contraste digital em Robótico, teem sido divulgadas em várias frentes, Cine Convívio Fura, Inovalar Decorações, Casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso, Cyber Café - Cyber Concerto, Cyber Mil Chás, Bar Académico, Bar do João, Theatro Clube, e outros locais mas sempre com exposições permanentes. No estrangeiro; em várias Associações Culturais Portuguesas. Na suiça, Livraria LusoLivro e Sporting Clube de Zurique, as duas em Zürich etc.

Em breves linhas descrevo o currículo do autor:

Liberdade por Momento.

“Editado em 09 de Junho de 2001 em Chaves”

Impactos da Vida.

“Editado em 27 de Dezembro de 2003 na Póvoa de Lanhoso”

O Processo dos Processos.

“Métodos de utilização do coeficiente mental”.

Comportamento Sexual Humano.

”Em análise de estudo”

Violência na Sociedade.

“Estudo sobre a sociedade contemporânea”.

Ideias Musicais.

“Esquemática e Simetria Musical poemas para canções”.

Tópicos Musicais.

“Esquemática e Simetria Musical poemas para canções”.

Impactos Musicais.

“Esquemática e Simetria Musical poemas para canções”.

Tentações Musicais.

“Esquemática e Simetria Musical poemas para canções”.

Quadras e Todas elas Tem um Tema 1.

“Continuidade do estudo comportamento evolução da mente humana”

Quadras e Todas elas Tem um Tema 2.

“Continuidade do estudo comportamento evolução da mente humana”

Isto é para Ler Meditar e Esquecer.

“Poesia surpresa”.

Robótica Abstracta 400 pinturas.

“Todas Registadas na SPA e IGAC”.

Um concurso de Televisão com o nome comercial:

“O Preço da Verdade" ® 2005

S.P.A. 14194 ®

Domingos Ferreira, esteve no incentivo de encorajamento do autor "Quelhas" aquando à edição e ao lançamento do livro; Inspiração do Compositor... esteve presente também como convidado do autor que apadrinhou, na EB 1 de Garfe no Plano da Literatura Escolar. E, ainda participou em Análise e crítica n; O livro da criança... e convidado de honra, juntamente com a Poetiza de Arosa, para apresentação do segundo livro. Domingos esteve sempre presente directo ou indirectamente, em pessoa ou com as suas obras de arte nas tournées que o mesmo autor nato povoense esteve patente.

O Poeta e Artista Plástico, reflecte que tem muitas obras para sair, só ainda o não fez, porque acha que, o tempo não trouxe nada de novo e, para terminar, Domingos Manuel Sousa Ferreira diz num dos seus; Pensamentos do Dia...

"Se pensares como eu, entenderás o que sinto."

Convidado de honra pelo autor povoense Quelhas