Número total de visualizações de páginas

sábado, 21 de outubro de 2017

INCOMPREENSÍVEIS ETAPAS DA VIDA.

Quando estudávamos na escola, liceu, colégio ou na universidade, os professores avaliavam nossos conhecimentos e esforços através dos exames que nos faziam e dos apontamentos que iam tirando. Quando trabalhamos, somos avaliados por nossos chefes e, muitas vezes, somos recompensados com promoções, prémios, aumento de salário, etc.
Mas e agora, como é que fazemos para avaliar a nossa vida?
Vejamos dois exemplos típicos: o caso de Katia e de Gilberto. Katia estava muito confusa. Havia acabado de completar 45 anos, estava casada, tinha dois filhos, já maiores de idade, e um trabalho em parte-time que a ajudava a fazer face às despesas. Mas quando o filho mais novo decidiu sair de casa e ir viver com a sua companheira, a confusão na cabeça de Katia tornou-se cada vez maior quando se deu conta de que estava de novo sozinha com o seu marido. A dúvida e o tormento que a perturbava era o seguinte:
«Ainda há bem pouco tempo eu tinha 20 anos, em breve farei 70 anos. Meus filhos eram pequenos e agora são adultos. O que é que eu fiz com a minha vida?»
“O tempo passa demasiado rápido” Esta é a verdadeira e única verdade.
Gilberto tirou um curso técnico e começou a trabalhar numa grande companhia de automóveis. Casou-se e teve dois filhos. No trabalho, começou a receber promoções como forma de reconhecimento pela sua grande capacidade para liderar equipes e até mesmo secções inteiras. Agora, com 52 anos, sofreu a perda de dois de seus melhores amigos, e ele questiona-se sobre o que vai fazer com o resto de sua vida.
«Já só me devem restar mais 20 ou 30 anos» – ele me disse – «Quero saber quais os erros que cometi, e viver o resto dos anos que me faltam feliz. Tenho tudo o que ambicionava? E o que é que me está a faltar para completar a minha vida?»
A crise dos quarenta faz-nos repensar sobre o que temos feito da vida até ao momento. Kátia apercebeu-se que a vida passa demasiado rápido.
A crise dos cinquenta obriga a refletir e a pensar sobre o que vai fazer daí em diante, nos anos que restam para viver. Gilberto estava com este dilema: saber o que fazer pelo resto da sua vida.
Estas crises podem ocorrer em qualquer idade, dos 20 aos 80 anos, ainda que estejam mais associadas aos quarenta ou aos cinquenta.
Estas crises obrigam a mudar. O divórcio, as mudanças de emprego, e qualquer mudança de vida em geral, contribuem em parte para este fenómeno.
Para muitos, estas mudanças constituem um motivo acrescido de stresse.
Pois, por um lado temos que avaliar tudo o que fizemos, e por outro, saber viver com a ideia de que pode ser tarde demais para alcançar ou recuperar projetos ou ambições que tínhamos.
Os fatores de stresse que normalmente ocorrem em torno destas idades são os seguintes:
Tendência para desvalorizar profissionalmente as pessoas com mais idade;
Tabus sobre a diminuição do desempenho sexual;
Tabus sobre o desaparecimento do desejo sexual;
Tabus sobre as alterações provocadas pela menopausa;
Insegurança sobre a aparência física;
O aparecimento de situações crónicas associadas à idade;
Infelizmente, a maioria destes problemas são motivados pela falta de cultura e circulação de informações erradas.
Mas, também há casos em que, aparentemente, tudo parece perfeito.
Ou seja, uma pessoa realizada e com estabilidade económica, familiar, emocional e laboral também pode ser atingida por esta crise. O fato de se atingir o “meio do caminho”, inevitavelmente, leva-nos a refletir sobre nós mesmos, mesmo quando estamos satisfeitos com a vida que vimos levando, pois isso implica pensar seriamente sobre a morte.
A crise é gerada pela sensação de proximidade com a morte, o que faz as coisas perderem o seu sentido e respetivo valor.
Como superar uma crise relacionada com o avanço da idade?
Desmistificar a situação. São muitas as supostas verdades que circulam e estão associadas à proximidade dos 50 e 60 anos, e com as quais temos que acabar. Temos que olhar apenas para a nossa própria realidade para assim nos conseguirmos libertar da crise associada à mudança de idade. O uso da negação não resolve nada, pelo contrário, só prolonga o processo.
Prestar mais atenção às coisas que fazem valer a pena envelhecer.
Ter uma família e/ou uma carreira consolidada;
Ser dono do seu tempo e do seu espaço e poder dispor das coisas ao máximo.
Sentir satisfação pessoal por tudo o que fez no passado, já que essa é uma etapa pela qual todos passamos.
Respirar de felicidade em todas as coisas que se faz diariamente.
É a etapa ideal para começarmos a pensar em nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Biografia: Domingos Ferreira - Poeta e artista digital em técnica de Robótica

Convidado de honra: Domingos Manuel Sousa Ferreira - Poeta e artista digital em técnica de Robótica in http://povoadelanhosoacounoseum.blogspot.com/
Novo e-mail do autor " domingosmanuel.efa@gmail.com "
Domingos Manuel Sousa Ferreira, é um autor de obra poética, registado na Sociedade Portuguesa de autores sob o número 14194. As suas obras teem como títulos de renome; Liberdade por momento... e, Impactos da vida. Para além de poeta/escritor também é um artista com 400 obras de pintura criadas por si com cordenadas matemáticas no sistema digital e todas elas em técnica de Robótica, com o titulo " Abstracto Robotizado" registado na Sociedade Portuguesa de Autores membro numero 14194 e na Inspecção Geral das Actividades Culturais sob o número 1602.

Domingos Ferreira, nasceu em Angola, filho de emigrantes portugueses de naturalidade povoense. Fez a sua escolaridade na escola primária António Lopes. Estudou em outros locais. Tem um curso Professional de electricista de baixa tensão e com a categoria de Oficial de 1ª. Domingos trabalhou como segurança nocturno durante 22 anos no Agrupamento de Escolas Professor Gonçalo. E desde 25 de Outubro de 2010 executa as funções de Assistente Operacional na referida escola. Quem o ouvir falar Domingos, lembra um filósofo.

Domingos Manuel Sousa Ferreira, é uma pessoa tímida por excelência, não deu a sua obra ao reconhecimento na sua terra, porque acha que, as pessoas são quem lhe devem de dar valor em vez de ser ele a auto valorizar-se!

O autor fez o lançamento do seu primeiro livro em terras Flavienses, e o segundo na Póvoa de Lanhoso com apoio, correcção e prefácio de; Benjamim Andrade, Jornalista e Professor de filosofia. Coordenação Técnica, Analise e Crítica por; Eduardo Augusto dos Santos Rosa, Professor Catedrático da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A Nota introdutória foi feita por Angélica Lima Andrade. O autor vendeu e esgotou as suas edições em vários pontos do país.

Domingos Manuel Sousa Ferreira, como artista plástico também tem dado nas vistas! As suas obras em tela, saídas do contraste digital em Robótico, teem sido divulgadas em várias frentes, Cine Convívio Fura, Inovalar Decorações, Casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso, Cyber Café - Cyber Concerto, Cyber Mil Chás, Bar Académico, Bar do João, Theatro Clube, e outros locais mas sempre com exposições permanentes. No estrangeiro; em várias Associações Culturais Portuguesas. Na suiça, Livraria LusoLivro e Sporting Clube de Zurique, as duas em Zürich etc.

Em breves linhas descrevo o currículo do autor:

Liberdade por Momento.

“Editado em 09 de Junho de 2001 em Chaves”

Impactos da Vida.

“Editado em 27 de Dezembro de 2003 na Póvoa de Lanhoso”

O Processo dos Processos.

“Métodos de utilização do coeficiente mental”.

Comportamento Sexual Humano.

”Em análise de estudo”

Violência na Sociedade.

“Estudo sobre a sociedade contemporânea”.

Ideias Musicais.

“Esquemática e Simetria Musical poemas para canções”.

Tópicos Musicais.

“Esquemática e Simetria Musical poemas para canções”.

Impactos Musicais.

“Esquemática e Simetria Musical poemas para canções”.

Tentações Musicais.

“Esquemática e Simetria Musical poemas para canções”.

Quadras e Todas elas Tem um Tema 1.

“Continuidade do estudo comportamento evolução da mente humana”

Quadras e Todas elas Tem um Tema 2.

“Continuidade do estudo comportamento evolução da mente humana”

Isto é para Ler Meditar e Esquecer.

“Poesia surpresa”.

Robótica Abstracta 400 pinturas.

“Todas Registadas na SPA e IGAC”.

Um concurso de Televisão com o nome comercial:

“O Preço da Verdade" ® 2005

S.P.A. 14194 ®

Domingos Ferreira, esteve no incentivo de encorajamento do autor "Quelhas" aquando à edição e ao lançamento do livro; Inspiração do Compositor... esteve presente também como convidado do autor que apadrinhou, na EB 1 de Garfe no Plano da Literatura Escolar. E, ainda participou em Análise e crítica n; O livro da criança... e convidado de honra, juntamente com a Poetiza de Arosa, para apresentação do segundo livro. Domingos esteve sempre presente directo ou indirectamente, em pessoa ou com as suas obras de arte nas tournées que o mesmo autor nato povoense esteve patente.

O Poeta e Artista Plástico, reflecte que tem muitas obras para sair, só ainda o não fez, porque acha que, o tempo não trouxe nada de novo e, para terminar, Domingos Manuel Sousa Ferreira diz num dos seus; Pensamentos do Dia...

"Se pensares como eu, entenderás o que sinto."

Convidado de honra pelo autor povoense Quelhas